segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Santa Maria Goretti



Santa Maria Goretti nasceu em 16 de outubro de 1890, em Corinaldo, província de Ancona, Itália. Era de família pobre, mas rica do amor de Deus. A família reunia-se todos os dias para a oração em comum e foi assim que a pequena Maria aprendeu a amor o bom Deus e a Virgem Maria, a quem devotava um amor especial.
Logo no dia seguinte do seu nascimento foi batizada e consagrada a Nossa Senhora. Aos seis anos recebeu o Sacramento da Crisma.
Fez a sua Primeira Eucaristia no dia 29 de maio de 1902. Tão pobre era que sua roupa da Primeira Comunhão foi doada por uma bondosa senhora da vila em que morava. Nesse dia tão belo de sua vida disse a Jesus que preferia morrer do que pecar.
Sempre foi uma filha bondosa, obediente e sempre dava alegria aos seus pais. Ficou órfã de pai ainda pequenina. Desde esse dia dedicava-se ainda mais a ajudar sua mãe, enquanto essa trabalhava para sustentar os filhos.
Alexandre Serenelli, um jovem de sua vila, tentou violentá-la, mas Maria Goretti reagiu dizendo-lhe que a deixasse em paz, pois ele iria para o inferno cometendo tão grande pecado. Ele, com ódio lhe deu-lhe várias punhaladas. A menina foi levada ao hospital, mas não resistiu. O sacerdote no seu leito de morte ouviu sua confissão e se edificou quando Maria disse que perdoava o seu assassino e queria vê-lo no céu. Recebeu a Santa Comunhão pela última vez para unir-se para sempre Àquele que tanto amou na Terra. Era o dia 6 de julho de 1902. Maria tinha apenas doze anos.
Alexandre foi condenado a trinta anos de prisão. Quando prisioneiro sonhou com Maria Goretti e desde esse momento mudou o seu coração. Arrependido, chorava o seu crime. Na prisão rezava e tendo vida exemplar teve alguns anos abreviados. Saindo da prisão procurou Assunta, mãe de Maria e pediu-lhe perdão. Os dois abraçaram-se chorando, pois há muito que a santa mãe Assunta já o havia perdoado. Quando Santa Maria Goretti foi declarada santa em 1950, ele esteve em Roma e assistiu emocionado a canonização dela pelo Papa Pio XII.
Convertido procurou a Ordem Menor dos Frades Capuchinhos e ali viveu trabalhando como jardineiro. Morreu santamente em 1970. Referia-se a Maria Goretti, com a sua “pequena santa”.
Santa Maria Goretti é modelo de pureza para a juventude. Preferiu o martírio do que ofender a Deus. Sua fidelidade aos Mandamentos de Deus nos encoraja a também dizermos sempre sim a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário